Vídeo mostra pastor suspeito de furtar igrejas arrombando portão em Monte Azul Paulista, diz polícia
30/06/2025
(Foto: Reprodução) Homem foi preso no Paraná e, segundo a investigação, praticou pelo menos 40 furtos contra igrejas em diferentes cidades. Polícia prende pastor suspeito de furtar igrejas em Monte Azul e Monte Alto
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela Polícia Civil mostram o pastor Carlos Henrique Cordeiro Neves, de 53 anos, arrombando o cadeado do portão de entrada de uma igreja evangélica em Monte Azul Paulista (SP) no dia 9 de junho.
Horas após o arrombamento, de acordo com a polícia, o suspeito voltou ao local, violou dois cofres e levou R$ 800 em doações dos fiéis.
Ainda de acordo com a polícia, antes de voltar à igreja, Neves esteve em Severínia (SP), a 20 quilômetros de Monte Azul Paulista, onde furtou R$ 30 mil de outra igreja evangélica.
O pastor foi preso na última sexta-feira (27) em Ponta Grossa (PR). De acordo com a Polícia Civil, o suspeito praticou pelo menos 40 crimes semelhantes em diferentes cidades, sendo dois na região de Ribeirão Preto (SP).
Segundo a polícia, Neves ainda não tem advogado constituído.
Uso da religião
De acordo com o delegado Flavio Martins Vilella Tavares, responsável pela investigação, é possível que Neves tenha usado o título de pastor para obter informações privilegiadas sobre a localização dos cofres nas igrejas, inclusive participando de cultos antes de praticar os crimes.
Carlos Henrique Cordeiro Neves foi preso no Paraná suspeito de furtar igrejas em Monte Azul Paulista e Monte Alto, SP
Reprodução
No dia 20 de maio, uma igreja evangélica em Monte Alto (SP) teve dinheiro furtado do cofre, o que deu início às investigações.
A semelhança da ação cerca de 20 dias depois em Monte Azul Paulista e em Severínia levou a polícia a identificar um suspeito, já que o veículo envolvido na ação era alugado.
“Em 20 de maio, houve um furto em Monte Alto e como houve uma proximidade e a Localiza enviou o relatório de rastreamento completo do veículo, deu que esteve em Monte Alto na mesma data e inclusive passando na rua da igreja”, diz Tavares.
Carros sempre alugados
Mesmo sendo dono de três veículos, Neves utilizava carros alugados como forma de despistar a polícia.
“Em nenhum dos crimes ele os utilizou. Ele era cliente premium, sempre aluga veículos. Acredito que esse aluguel de veículos é justamente para dissimular sua ação. Pelo que foi apurado, a vida dele basicamente é cometer furtos. Inclusive a mulher dele disse que ele vive viajando. Acredito que ele usa das viagens para praticar o crime”, diz Tavares.
Câmera filmou pastor arrombando portão de igreja em Monte Azul Paulista, SP
Reprodução/Câmeras de segurança
No dia do crime em Monte Azul Paulista, o pastor se hospedou em um hotel e estava com uma maleta. As câmeras de segurança do estabelecimento registraram o momento em que ele chegou e saiu do local usando o objeto. De acordo com a investigação, o acessório era usado para carregar ferramentas usadas nos arrombamentos.
Para a polícia, é ele quem aparece nas imagens mexendo no portão da igreja em Monte Azul Paulista na madrugada de 9 de junho.
“Aqui eu tenho certeza absoluta que foi ele, ficou muito bem provado. A gente conseguiu imagens dele chegando e saindo do hotel com uma maleta”, diz o delegado.
Igreja evangélica alvo de pastor em Monte Azul Paulista, SP
Aurélio Sal/EPTV
Furto qualificado
Como foi preso no Paraná, a polícia suspeita que Neves, que mora em Guarulhos (SP), tenha escolhido novos alvos no estado vizinho.
O inquérito deve ser finalizado até o fim desta semana após os depoimentos das vítimas e do suspeito.
Neves deve responder pelo crime de furto qualificado, que tem pena de dois a oito anos de reclusão.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região