Exposição gratuita apresenta características dos principais mosquitos presentes em Macapá
09/07/2025
(Foto: Reprodução) Evento ocorre nos dias 12 e 19 de julho, das 10h às 16h, no museu Sacaca. Trabalho é fruto de uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Evento será no museu Sacaca
Gea/Divulgação
Uma exposição gratuita organizada pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) vai apresentar ao público os principais mosquitos presentes na área urbana de Macapá. O evento ocorre nos dias 12 e 19 de julho, das 10h às 16h, no museu Sacaca (veja o serviço no final desta matéria).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A mostra, intitulada “Mosquitos Urbanos de Macapá”, faz parte do projeto Vitrine Científica e é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela acadêmica de medicina Brenda Landrine, com orientação do professor doutor José Ferreira Saraiva, no Laboratório de Entomologia Médica (LabEnMed) do Iepa.
As coletas dos mosquitos foram realizadas no Bioparque da Amazônia, no bairro Coração, na Lago dos Índios, na área do Exército em Macapá, praça Floriano Peixoto e no museu Sacaca. O estudo identificou 68 espécies de mosquitos na capital.
Para a exposição, foram selecionados 14 espécies, com foco naquelas que possuem importância médica, como os vetores de doenças, como: Aedes aegypti e o Aedes albopictus, principais transmissores de dengue, zika e chikungunya e febre amarela.
Os “carapanãs”, como os mosquitos são popularmente chamados na região Norte, guardam diversas curiosidades. O material coletado é uma forma de produzir ciência de maneira lúdica para a sociedade.
“Essa exposição tem um papel fundamental na aproximação entre a ciência e a sociedade. Muitas vezes, o conhecimento produzido dentro das universidades e centros de pesquisa acaba ficando restrito a esse ambiente. Mostrar a diversidade de mosquitos que vivem nas áreas urbanas de Macapá e explicar quais representam riscos à saúde é uma forma de promover educação científica, saúde preventiva e também valorização da biodiversidade local", destacou o professor José Saraiva.
A programação conta também com jogos educativos criados pela aluna, folder digitais informativos, armadilhas para coleta de mosquitos, mosquitos para demonstração e modelos 3D dos vetores.
Armadilha usada para atrair os mosquitos durante as pesquisas
José Ferreira Saraiva/Arquivo pessoal
Serviço:
Exposição Mosquitos Urbanos de Macapá
Data: 12 e 19 julho
Local: museu Sacaca
Horário: 10h às 16h
Iepa tem acervo com 20 mil espécies de insetos existentes no Amapá
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: