Áudios mostram como call centers enganam idosos para autorizar descontos indevidos no INSS

  • 08/06/2025
Fantástico revela estratégias para aplicar descontos não autorizados em aposentadorias. Estimativa é de que mais de 4 milhões de pessoas tenham sido prejudicadas. Operadores de telemarketing treinados para enganar aposentados “Para sua segurança, este contato será gravado.” A frase, comum em ligações de telemarketing, esconde um esquema que movimentou mais de R$ 6 bilhões em descontos indevidos de aposentadorias e pensões. O Fantástico teve acesso a áudios e relatos que mostram como idosos são enganados por atendentes treinados para confundir e induzir respostas afirmativas. “Era um script pronto. A gente falava sem parar, sem deixar o cliente pensar”, conta uma ex-funcionária de call center. O caso de Neacir Serrano de Oliveira, de 83 anos, é ainda mais absurdo. Durante 10 meses, ele teve R$ 45 descontados mensalmente para uma associação chamada Cebap. Quando o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais solicitou a gravação da suposta autorização, recebeu um áudio com voz feminina. “Achou que eu era mulher. Minha voz é bem feia, é rouca perto de uma mulher. Tá longe de ser a minha voz, não tá?”, questiona Neacir. Ex-funcionários de call centers confirmam que gravações são forjadas. “Quando alguma autoridade precisava de uma comprovação, alguém fingia ser o idoso e fazia a voz do idoso e nós conseguíamos o ok”, revela uma ex-atendente. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, foram registradas quase 500 mil reclamações por descontos indevidos entre 2023 e 2024. “Idosos e com pouca instrução” são os principais alvos, afirma Valter Portalete, diretor do Procon de Santo Ângelo (RS). Além dos descontos não autorizados, há casos de venda casada. O aposentado pensa estar contratando um empréstimo com juros menores, mas acaba aderindo a uma associação que cobra mensalidade. “Cada vez que eu ia na folha de pagamento, meu salário estava diminuindo mais”, conta Piragibe Jesus de Abreu, de 79 anos, aposentado de Santo Ângelo (RS). No mês passado, ele recebeu apenas R$ 700 dos R$ 1.700 a que tem direito. Parte dos descontos era legítima, por empréstimos. Mas outros, como R$ 79 para o Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (Sinab), ele diz que nunca autorizou. A presidente da Associação Nacional de Procons, Márcia Regina Moro da Rocha, alerta: “São áudios cansativos, não esclarecedores, e muitos idosos têm problemas de cognição e audição.” “Ele achava que estava reduzindo os juros, mas estava fazendo um novo empréstimo”, explica uma ex-funcionária. Em nota, o Sinab afirmou que os termos de filiação são apresentados de forma clara e reafirmou seu compromisso com a ética e a transparência. O INSS informou que bloqueou todos os descontos de entidades associativas nas folhas de pagamento e que os valores serão devolvidos a quem não autorizou as deduções. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site do Meu INSS, pelo telefone 135 ou em agências dos Correios. A primeira etapa de ressarcimentos já devolveu R$ 292 milhões. Em abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União realizaram uma megaoperação contra o esquema. Estima-se que mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas tenham sido prejudicados. “Vai ter muita gente sofrendo com isso aí”, diz seu Piragibe. “A gente trabalha a vida inteira, aposenta com uma mixaria danada... Devia prender essa gente toda.” Ouça os podcasts do Fantástico ISSO É FANTÁSTICO O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo. PRAZER, RENATA O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. BICHOS NA ESCUTA O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.

FONTE: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/06/08/audios-mostram-como-call-centers-enganam-idosos-para-autorizar-descontos-indevidos-no-inss.ghtml


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